Natação, futebol, escola e academia de ginástica até receber a grande oportunidade de ampliar minhas experiências: Trabalhar com atividade física em um posto de saúde.
Lançado o desafio, era a hora de “sentir o clima” na prática. Durante 2 meses fiquei em processo de experiência na clínica da família Zilda Armstrong no Complexo do Alemão,considerada a unidade da Academia Carioca da Saúde com o maior número de alunos, até o dia em que fui comunicado de que a minha unidade estava pronta pra receber a mim e aos futuros alunos.
Dia 17 de Novembro de 2010, meu primeiro dia de trabalho na Academia Carioca da Saúde do CMS Dr. Flávio do Couto Vieira em Parque Anchieta. Meu primeiro grande desafio estava lançado: captar alunos!
Chegando no bairro observei que se tratava de um local bastante residencial e que poucas pessoas transitavam nas ruas o que era extremamente diferente da realidade que fiquei conhecendo no Complexo do Alemão. O desafio seria maior ainda... Eu só não sabia que a população já aguardava ansiosamente pelos tais aparelhos que viam sendo montados dentro do posto e, então, através de conversas e cadastros das pessoas que ali procuravam por atendimentos diversos, em 15 dias já éramos eu e mais de 100 alunos.
O desafio mudava de cara: agora a missão era a melhora da qualidade de vida de mais de 100 pessoas... acabei melhorando a minha. Uma experiência muito mais enriquecedora pra mim do que pra qualquer outra pessoa que ali estivesse. Então pude chegar à minha primeira conclusão pessoal: este é o meu lugar!
Foram necessários 7 anos de educação física para que, com certeza, eu soubesse dizer o que gosto de fazer: Saúde pública!
Hoje a Academia Carioca da Saúde do CMS Dr. Flávio do Couto Vieira conta com aproximadamente 450 alunos (hipertensos que diminuíram a pressão; diabéticos que diminuíram a taxa de açúcar; obesos que reduziram seu Índice de Massa Corporal... 606 pessoas que passaram por aqui e melhoraram sua qualidade de vida).
Através da estrutura fornecida pelos coordenadores de todo o projeto Academia Carioca da Saúde, posso observar, mensalmente, essa evolução realizando coleta de dados diária e montando planilhas que indicam que este é o caminho: atividade física como forma de promoção de saúde.
… “Eu levava 30 minutos da minha casa até a academia, hoje, depois de dois meses de atividade, mesmo com a minha muleta, levo só 10 minutos”...
(Laurinete - 77 anos)
… “Quando eu chego aqui, encontro a felicidade” …
(Maria – 76 anos)
…”Antes eu nem conseguia pentear meus cabelos”...
(Neuza – 54 anos).
… “Poucas pessoas conseguem fazer mais de 400 amigos em 1 ano, eu fiz!”...
(Rafael Baleixo - Professor da Academia Carioca da Saúde – 33 anos)
Depoimento aluna Juju
Depoimento da aluna Academia Carioca
Depoimento da aluna Terezinha
Depoimento aluna Juju
Depoimento da aluna Academia Carioca
Depoimento da aluna Terezinha
0 comentários:
Postar um comentário