sexta-feira, 31 de agosto de 2012
ESSA É UMA PEQUENA PARTE, DO GRANDE TRABALHO PELA EQUIPE NASF AQUI EM NOSSA UNIDADE DE SAÚDE.
CLIQUE AQUI E CONFIRA: NASF E ESF
EXCESSO DE VIDEO GAME É UM RISCO PARA AS CRIANÇAS.
DIGA LÁ SE VOCÊ JÁ PASSOU POR ESSA SITUAÇÃO EM CASA: SEU FILHO ESTÁ VIDRADO HÁ HORAS NO VIDEOGAME E VOCÊ PEDE QUE ELE PARE DE JOGAR PARA FAZER OS DEVERES DE CASA OU, SISPLEMENTE, PARA JANTAR. E, ENTÃO, PARA A SUA SURPRESA, SEU FILHO TEM UMA REAÇÃO EXPLOSIVA. CASO VOCÊ JÁ TENHA VIVIDO ESSA CENA, NÃO SE SINTA SOZINHO. DE ACORDO COM UM ESTUDO BRITÂNICO, CRIANÇAS QUE JOGAM ATÉ 16 HORAS POR DIA PODEM SE TORNAR DEPENDENTES E, COMO CONSEQUENCIA, DESENVOLVER UM COMPORTAMENTO MAIS AGRESSIVO, IRRITADIÇO, INTOLERANTE E DE ISOLAMENTO DA SOCIEDADE.TENDO EM VISTA OS JOYSTICKS FICAREM EM QUALQUER LUGAR, ELES ACUMULAM MUITAS BACTÉRIAS
PARA EVITAR ESSES MALES, OS PAIS DEVEM DETERMINAR A QUANTIDADE DE HORAS QUE OS FILHOS JOGAM POR DIA. É PRECISO QUE ESTABELEÇAM LIMITES. E DEVEM DEIXAR CLARO AOS FILHOS QUE, SE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS, ISSO LHES TRARÁ ALGUM TIPO PUNIÇÃO. SEM VIOLÊNCIA É CLARO.
FONTE: REVISTA PRÓTESTE
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
CAMPANHA PARA ATUALIZAR CADERNETA DE VACINAÇÃO DE 18 A 24 DE AGOSTO
A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite passam a fazer parte do Calendário Básico. Crianças menores de cinco anos, das regiões Norte, Nordeste e parte de Minas, irão receber megadoses de vitamina A, dentro do Programa Brasil Carinhoso.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (14) campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. A ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e será realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país. A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto, sendo 18 o dia D de divulgação e mobilização nacional.
Durante a entrevista coletiva, o ministro anunciou também a oferta de suplemento de vitamina A àscrianças menores de cinco anos - moradoras das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A medida integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio desde ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.
Na campanha de atualização serão oferecidas à população alvo – crianças menores de cinco anos – várias vacinas. A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança.
Confira a apresentação sobre atualização da caderneta de vacinação.
Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
“A partir de agora, no primeiro semestre, haverá a campanha de vacinação com as gotinhas para combater a poliomielite. No segundo semestre, teremos a campanha de atualização da caderneta infantil”, explicou o ministro. Ele destacou também a distribuição da vitamina A durante a campanha. “Vamos aproveitar este momento de mobilização para expandir a oferta da vitamina A, já que o público é o mesmo, ou seja, crianças menores de cinco anos”, afirmou. Padilha explicou que serão utilizados as mesmas unidades de saúde e os profissionais para otimizar o atendimento. “Queremos evitar que crianças tenham deficiências com a vitamina A, que são a causa de doenças, como diarréia, pneumonias e infecções pulmonares”, enfatizou.
Para a operacionalização desta campanha, serão disponibilizados cerca de R$ 18,6 milhões, transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Aproximadamente 34 mil postos fixos de vacinação estarão abertos, além de postos volantes. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos. O público-alvo nesta faixa etária é de 14,1 milhões de crianças.
Confira a matéria toda aqui: http://bit.ly/PrQfau
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
OFICINA DE MUDAS, SACHES AROMATICOS, XAMPU DE ERVAS
O CMS Flavio do Couto Vieira, e a Equipe do NASF, realizaram neste último mês, oficinas e nelas os usuários da Unidade de Saúde, aprenderam métodos para plantio de plantas medicinais, preparação de chás, saches aromáticos, xampu de combate a pragas de humanos e animais. Tudo isso com ervas da própria comunidade.